Um dos grandes desafios relacionados à garantia da qualidade da educação é o de promover a permanência e a aprendizagem dos alunos nas escolas. A proporção de estudantes que concluem o ensino fundamental ainda é muito baixa. Segundo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de cada 100 alunos matriculados no Ensino Fundamental, apenas 53 conseguem concluí-lo. Esse quadro agrava-se nas regiões mais pobres, como Norte e Nordeste, onde somente 40% das crianças concluem o ensino fundamental. No Sul e Sudeste, essa proporção sobe para 70%.
A discriminação racial aparece claramente na continuidade da vida escolar. A média de anos de estudo das crianças negras na faixa de 7 a 14 anos é de 3,78 anos, contra 4,43 das crianças brancas na mesma faixa etária, segundo a Pnad 2004. Isso indica que as taxas de repetência e abandono escolar entre as crianças negras são maiores que entre as brancas, evidência de que a discriminação racial interfere de forma significativa no rendimento escolar dos alunos do ensino fundamental.
Outro grave problema enfrentado pela escola pública brasileira, fortemente vinculado à aprendizagem e conclusão na Educação Básica, é a elevada taxa de repetência. De acordo com o Censo Escolar 2005, do total de 33,5 milhões de matriculados no ensino fundamental, 4,3 milhões foram reprovados, o que corresponde a 13,1% do total.
Fonte :http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_10183.htm
Outro grave problema enfrentado pela escola pública brasileira, fortemente vinculado à aprendizagem e conclusão na Educação Básica, é a elevada taxa de repetência. De acordo com o Censo Escolar 2005, do total de 33,5 milhões de matriculados no ensino fundamental, 4,3 milhões foram reprovados, o que corresponde a 13,1% do total.
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